Edifício Oswaldo Cruz

Construído nos anos 1946/1950, o edifício ergue-se no alinhamento frontal e possui afastamentos laterais. Situado a poucos metros da Praia de Icaraí, é um dos mais antigos arranha-céus de Niterói em estrutura de concreto armado. Incorporou importantes inovações tecnológicas e mecanismo de conforto ambiental.

Sua arquitetura, em linguagem protomoderna (Arquitetura protomoderna é como se costuma chamar a produção arquitetônica do fim do século XIX e início do século XX que prenuncia, seja pelo ideário ou pelo resultado formal, arquitetura moderna.) com elementos de art déco – estilo caracterizado pelo uso de formas e decorativismos geométricos, compõe-se de embasamento (pavimento térreo e primeiro pavimento-tipo) e corpo (demais pavimentos-tipo). De composição simétrica, a edificação apresenta varandas que fazem um interessante jogo de abertos e fechados.

Na entrada principal, grandes portas em ferro trabalhado dão acesso ao saguão central em mármore, ladeado à direita e à esquerda por salas de estar. Nesses ambientes, o decorativismo interno é simples e elegante. Em sua parte externa, em ambas as laterais, passagens do tipo porte-cochère permitem o embarque e desembarque protegido de passageiros e levam ao estacionamento nos fundos.

(Tombamento municipal em 04/04/2002
Processo 110/062/1999 – Lei 1.970)

O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico de um bem – material ou imaterial, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. O nome tombamento advém da Torre do Tombo, arquivo público português onde são guardados e conservados documentos importantes.

(Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói, com inserções da Wikipedia)

 

LEI Nº 1970, DE 04/04/2002 – PUB. DIÁRIO OFICIAL, DE 05/04/2002
FICAM TOMBADOS DEFINITIVAMENTE AS FACHADAS, O PAVIMENTO TÉRREO E AS CIRCULAÇÕES COMUNS DE TODOS OS DEMAIS PAVIMENTOS DO IMÓVEL SITUADO NA RUA OSWALDO CRUZ Nº 18, EM ICARAÍ, NESTA CIDADE.
A CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI DECRETA E EU SANCIONO E PROMULGO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º Ficam tombados definitivamente as fachadas, o pavimento térreo e as circulações comuns de todos os demais pavimentos do imóvel situado na Rua Oswaldo Cruz, nº 18, em Icaraí, nesta Cidade.

Art. 2º Fica definida, como área de entorno para proteção do bem tombado, todo o terreno no qual se encontra implantado.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor, na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI, em 04 de abril de 2002.

JORGE ROBERTO SILVEIRA, PREFEITO

PROJETO DE LEI Nº 011/2002
AUTOR: MENSAGEM EXECUTIVA Nº 05/2002
PROCESSO Nº 10/0321/2002

(Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói)

(Apresentado na reunião semanal do Rotary Niterói Icaraí, em   /  /2016)

*Foto de capa: pavimento térreo e entrada do edifício. Foto: Brigitta Grundig, 2016.

 

Galeria
(Clique sobre as fotos para ampliar. Fotos: Brigitta Grundig, 2016)

 

 

Anúncios