Feira belga comemora 110 anos do Campo de São Bento

Programação no Campo de São Bento tem workshops de cervejas e lançamento de selo comemorativo

O Parque Prefeito Ferraz, popularmente conhecido como Campo de São Bento, celebra os seus 110 anos com uma feira Niterói-Bélgica. Nos próximos dias 21, 22 e 23, atrações culturais e gastronômicas se reunirão em uma programação dedicada a relembrar as histórias do principal parque público da cidade, projetado pelo paisagista belga Arsène Puttemans.

Durante os três dias de feira, realizada pelo Consulado Belga e pela Prefeitura de Niterói, a gastronomia vai ficar por conta do Pedal Gourmet, com comidinhas brasileiras e belgas. Para os pequenos, vai ter Teatro dos Smurfs (a franquia foi criada pelo belga Pierre Culliford) nos dias 22 e 23, às 13h.

Também no sábado e domingo, um selo belga e um selo niteroiense de cerveja oferecem workshops de produção da bebida, às 15h30. Estão programadas atrações musicais para a sexta, sábado e domingo.

Na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, serão expostas fotos antigas do acervo de Memórias da Divisão de Documentação e Pesquisa (DDP). Artistas plásticos também foram convidados para pintar, em tempo real, banners fixados no gradil do Campo. A data será marcada, ainda, pelo anúncio do Cambuí como árvore símbolo de Niterói e o lançamento de um selo oficial comemorativo com os Correios. Durante o evento, o Campo de São Bento também será reconhecido como patrimônio belga no exterior.

Campanha fotográfica – Desde a semana passada, está no ar a campanha #OCampoFaz110, que convida os niteroienses a compartilhar fotos de memórias no parque. Para participar, basta mandar as imagens para o e-mail fotografiascsb@gmail.com ou postar, no Instagram, com a hashtag #OCampoFaz110. Até o momento, o projeto já recebeu mais de 300 fotos. O regulamento completo está disponível em: http://www.niteroi.rj.gov.br/downloads/campo110.pdf. As fotos serão exibidas durante os dias da Feira Belga no telão.

História – O Campo de São Bento situa-se no coração do bairro de Icaraí, Zona Sul da cidade. Tem paisagismo inspirado no romantismo inglês, reúne diversos canteiros de formas livres e sinuosas, um lago artificial, pontes de cimento com detalhes imitando galhos e um coreto. Com 36 mil metros quadrados, o parque também abriga um pequeno parque de diversões e, nos finais de semana, uma grande feira de artesanato.

Consulta pública – Desde o final de agosto, está no ar uma consulta pública sobre o Campo de São Bento. Até o dia 30 de setembro, a população pode opinar sobre as melhorias que almeja para o parque, através do link https://consultas.colab.re/consultacsb.

(Fonte: Jornal O Fluminense, 15/9/2018)

Leia mais em:

No aniversário de 110 anos, Campo de São Bento ganha projeto de revitalização

Nos próximos dias 21, 22 e 23, o Campo de São Bento será palco de atrações culturais e gastronômicas que fazem parte de uma programação dedicada a relembrar as histórias do parque. Fotos: Divulgação/Prefeitura de Niterói

 

 

Anúncios
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close