Canto do Rio Foot-Ball Club

Em 1913, quatro amigos entre os 10 e 11 anos de idade fundaram o Canto do Rio Foot-Ball Club, que mais tarde faria fama em Niterói. O nome do time foi escolhido porque as primeiras partidas eram disputadas no “Canto do Rio”, como era conhecida a faixa de areia no lado esquerdo da Praia de Icaraí, onde desembocava um rio.

Hoje, a sede do clube funciona na Rua Visconde do Rio Branco, no Centro da cidade, e poucas pessoas sabem que o Canto do Rio original é esse pedacinho de praia, retratado por Francisco Manna em 1927.

Para ver de perto o quadro, basta visitar a exposição “Terras Fluminenses”, em cartaz no Museu do Ingá. A mostra fica aberta ao público de quarta a domingo, das 12h às 17h. A entrada é gratuita. O museu fica na Rua Presidente Pedreira, 78, no Ingá, Niterói (RJ).

Francisco Manna (1879 – 1943)
Marinha (Canto do Rio), 1927. Óleo sobre tela
Acervo do Museu Antonio Parreiras / FUNARJ / SEC-RJ
Fotografia: Diego Barino – Cerne Sistemas

#PraCegoVer Pintura a óleo sobre tela. Paisagem de uma praia. Em primeiro plano, à esquerda, a água represada de um rio forma uma larga poça que se estreita à medida que a corrente segue por um canal raso até a beira do mar. Entre o rio e a faixa de areia da praia, à direita, há um muro de contenção construído com largos blocos de pedra. Em segundo plano, duas crianças brincam no rio junto ao muro, próximo ao mar. Ao que parece, estão sendo vigiadas por uma figura humana, que se encontra de costas sobre o muro, em pé, usando um chapéu de palha com abas largas e roupa fechada preta e cinza. Outras pessoas tomam sol na areia. Em terceiro plano, faixa de mar e, ao fundo, a cadeia de morros do Rio de Janeiro, Ilha e Costão de Boa Viagem. Predominam as cores bege, laranja e azul. Fim da descrição.

(Fonte: Museu Antônio Parreiras)

Leia mais sobre o clube aqui e na sua página oficial.

 

 

Anúncios
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close